segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dia "D" contra Paralisia e Sarampo!

Sábado, dia 18 de junho, foi realizado, em Caucaia, o Dia D da Campanha de Vacinação Nacional Contra a Paralisia Infantil, em sua primeira etapa de mobilização. Os pais de crianças menores de 5 anos se dirigiram a uma das 44 unidades de saúde do município para que seus filhos fossem imunizados contra a doença. Na oportunidade foi realizada a vacinação contra o Sarampo, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos. Os postos de saúde funcionaram das 8 às 17 horas. A meta de vacinação do município, em ambas as campanhas, era vacinar 40.993 crianças, mesmos aquelas que já tomaram a vacina. A imunização contra a paralisia infantil ocorrereu em todo o País, já a vacinação contra o sarampo acontecerá em oito estados brasileiros: Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

O objetivo é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador do sarampo, pois há surto da doença na Europa. De acordo com a OMS, desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos - sendo 5 mil deles somente na França. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros ao exterior. Por isso, o Ministério da Saúde utilizou três critérios para identificar os oito Estados que citados maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.



A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 17.094.519 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil. Para tanto, foram enviadas 20.513.300 doses da tríplice viral para todos os Estados e o Distrito Federal.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário