segunda-feira, 20 de junho de 2011

Combate ao Trabalho Infantil: contra a exploração de crianças e adolescentes




Na manhã do dia 18 de junho as principais ruas de Caucaia foram tomadas por crianças e adolescentes em caminhada em combate a exploração e ao trabalho infantil. A caminhada foi alusiva ao dia 12 de junho que é marcado como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data é lembrada como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas, em condições perigosas e freqüentemente expondo suas vidas a riscos.
O evento teve aproximadamente a participação de 250 pessoas entre crianças, adolescente e adultos. Tendo o apoio da comissão pró-selo UNICEF do município, CREAS, COMDICA, Secretária de Assistência Social e Combate a Fome, CRAS, Conselhos Tutelares, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Autarquia de Transito do Município, Guarda Municipal, Pro Jovem adolescente, dentre outras organizações. Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país. No Brasil, trabalho com menos de 16 anos é ilegal e judicialmente punido. O artigo 2º, item 1º, da Convenção 138, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), fixa como idade mínima recomendada para o trabalho, em geral, 15 anos.



Segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de cinco milhões de jovens entre cinco e 17 anos de idade trabalham no Brasil. Na última década, o governo brasileiro aprovou convenções internacionais sobre o assunto e o combate ao trabalho infantil se tornou prioridade na agenda nacional.



O trabalho infantil doméstico, por exemplo, vem sendo reconhecido como uma das piores formas de exploração de crianças no Brasil, nos últimos anos. Seu combate deve ser considerado como de maior prioridade, pois é um trabalho realizado dentro de casa, onde não há fiscalização.



A estimativa é de que mais de 400 mil crianças, com idade entre cinco e 16 anos, exercem trabalho doméstico. Esse é um dos principais setores de ocupação infantil no país. As meninas são maioria - 90% dos casos, com maior incidência de negras ou pardas.

É preciso adotar às sociedades a consciência de que o trabalho infantil obriga a criança a assumir as responsabilidades, obrigações e esforço físico de um adulto, o que prejudica sua saúde, sua moral e seu desenvolvimento pleno. Por esta razão, é necessário o crescimento do movimento para a eliminação do trabalho infantil, com a idéia de que todos os cidadãos possuem um papel importante a desempenhar, podendo ajudar milhões de crianças e adolescentes de todo o mundo a terem vidas mais decentes e felizes.



Lugar de criança é na escola. Não ao trabalho infantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário