segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comissão Pró-Selo lança estratégias de promoção de ações para a prevenção de maus tratos a criança e adolescentes

Violência contra crianças e adolescentes é um agravo pouco descrito nos serviços de atenção à saúde, mas muito freqüente nas estatísticas dos conselhos tutelares. Para implementar a notificação desses casos, como estratégia de promoção de ações para a prevenção deste agravo. A comissão Pró Selo UNICEF capacitou 26 profissionais de educação representantes das Comissões de Maus tratos, a fim de reconhecer, dar a atenção adequada e adotar medidas de prevenção dos casos de maus tratos. A capacitação foi realizada nos dias 03 e 09 de junho das 08 h as 11 h na Rua Engenheiro João Alfredo 1516, Centro, Caucaia. A comissão Pró Selo contou com o apoio da Presidente do COMDICA, Célia Góis, Conselho Tutelar, Conselheiro Ademir e da Estudante de Serviço Social, Janaina Lopes.


A Comissão Escolar contra maus tratos a criança e adolescentes é composta por Diretor, Coordenador e Professor, pois de acordo com determinação prevista no artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/90), o professor e demais profissionais das redes públicas de ensino têm a responsabilidade de comunicar às autoridades competentes qualquer caso suspeito de violência ou maus-tratos contra estudantes com menos de 18 anos.

A comissão Pró-Selo realizará visitas no mês de julho e agosto as escolas municipais, com objetivo de aperfeiçoar o acompanhamento das comissões existentes e estimular as demais escolas a formarem suas comissões de maus tratos.

sábado, 25 de junho de 2011

Escola Raimundo de Oliveira bem movimentada no mês de junho!!



Durante o mês de junhos a Escola Raimundo de Oliveira realizou diversas atividades envolvendo todos os alunos do Fundamental I e II.


No dia 08 de junho de 2011 das 8 ás 17 h foi realizada a I Feira Científica que contou com a participação dos alunos de 6º ao 9º ano na realização dos experimentos. Sendo abordado o tema “A Deficiência e a Tecnologia”, onde foram desenvolvidas experiências de ciências, matemática, geografia, história e português. Muitos conhecimentos foram absorvidos: A existência do ar, O descobrimento e a Aplicabilidade do Sistema Braile e Libras dentre outros.


Durante os dias 6 a 22 de junho de 2011 foi desenvolvido o projeto meio ambiente com o tema “Meio Ambiente também é lugar de gente”. Esse projeto contou com a participação de todos os alunos do Fundamental I e II. Diversas atividades relacionadas com as disciplinas de ciências, geografia e português, foram desenvolvidas. A culminância se deu com o I fórum ambiental, onde todos os alunos participaram e tiveram grandes aprendizagens no que diz respeito a conscientização, respeito e cuidado com meio ambiente.



Nos referidos eventos estiveram presentes Secretária de Educação, Comissão Pró Selo Unicef e Istituto do Meio Ambiente, todos juntos pelas crianças!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Combate ao Trabalho Infantil: contra a exploração de crianças e adolescentes




Na manhã do dia 18 de junho as principais ruas de Caucaia foram tomadas por crianças e adolescentes em caminhada em combate a exploração e ao trabalho infantil. A caminhada foi alusiva ao dia 12 de junho que é marcado como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A data é lembrada como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas, em condições perigosas e freqüentemente expondo suas vidas a riscos.
O evento teve aproximadamente a participação de 250 pessoas entre crianças, adolescente e adultos. Tendo o apoio da comissão pró-selo UNICEF do município, CREAS, COMDICA, Secretária de Assistência Social e Combate a Fome, CRAS, Conselhos Tutelares, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Autarquia de Transito do Município, Guarda Municipal, Pro Jovem adolescente, dentre outras organizações. Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país. No Brasil, trabalho com menos de 16 anos é ilegal e judicialmente punido. O artigo 2º, item 1º, da Convenção 138, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), fixa como idade mínima recomendada para o trabalho, em geral, 15 anos.



Segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de cinco milhões de jovens entre cinco e 17 anos de idade trabalham no Brasil. Na última década, o governo brasileiro aprovou convenções internacionais sobre o assunto e o combate ao trabalho infantil se tornou prioridade na agenda nacional.



O trabalho infantil doméstico, por exemplo, vem sendo reconhecido como uma das piores formas de exploração de crianças no Brasil, nos últimos anos. Seu combate deve ser considerado como de maior prioridade, pois é um trabalho realizado dentro de casa, onde não há fiscalização.



A estimativa é de que mais de 400 mil crianças, com idade entre cinco e 16 anos, exercem trabalho doméstico. Esse é um dos principais setores de ocupação infantil no país. As meninas são maioria - 90% dos casos, com maior incidência de negras ou pardas.

É preciso adotar às sociedades a consciência de que o trabalho infantil obriga a criança a assumir as responsabilidades, obrigações e esforço físico de um adulto, o que prejudica sua saúde, sua moral e seu desenvolvimento pleno. Por esta razão, é necessário o crescimento do movimento para a eliminação do trabalho infantil, com a idéia de que todos os cidadãos possuem um papel importante a desempenhar, podendo ajudar milhões de crianças e adolescentes de todo o mundo a terem vidas mais decentes e felizes.



Lugar de criança é na escola. Não ao trabalho infantil!

3º Festival Caucaia Cidade Junina

As noites foram muito animadas no CRAS Edson Mota Corrêa, no Centro, onde foi realizado o 3º Festival Caucaia Cidade Junina, com campeonato de quadrilhas juninas, shows de forró, barracas de comidas típicas e de artesanato.


O festival começou na noite da última terça-feira e finalizou no sábado, dia 18 de junho, sempre começando a partir das 18h30.


A festa foi iniciativa da Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Cultura e Lazer.


Houve disputas entre quadrilhas adultas e infantis. No sábado, foram anunciados os campeões nas duas categorias e os destaques individuais, que foram: princesa, rainha, noivo, noiva e marcador. Os grupos foram avaliados seguindo os seguintes itens: casamento, coreografia, evolução, animação, harmonia, figurino, entrada e repertório. Os vencedores do 3º Festival Caucaia Cidade Junina foram credenciados para partcipar do Ceará Junino.


A cada noite, após as apresentações de quadruilhas, diversas bandas de forró se apresentaram, na sexta-feira: Bandas Xote de Elite, Forró do Acoxadim e Forró da Vez; no sábado: Banda Amor Cearense, Banda Netinho do Acordeon e Banda Brasas do Sertão.

Dia "D" contra Paralisia e Sarampo!

Sábado, dia 18 de junho, foi realizado, em Caucaia, o Dia D da Campanha de Vacinação Nacional Contra a Paralisia Infantil, em sua primeira etapa de mobilização. Os pais de crianças menores de 5 anos se dirigiram a uma das 44 unidades de saúde do município para que seus filhos fossem imunizados contra a doença. Na oportunidade foi realizada a vacinação contra o Sarampo, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos. Os postos de saúde funcionaram das 8 às 17 horas. A meta de vacinação do município, em ambas as campanhas, era vacinar 40.993 crianças, mesmos aquelas que já tomaram a vacina. A imunização contra a paralisia infantil ocorrereu em todo o País, já a vacinação contra o sarampo acontecerá em oito estados brasileiros: Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

O objetivo é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador do sarampo, pois há surto da doença na Europa. De acordo com a OMS, desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos - sendo 5 mil deles somente na França. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros ao exterior. Por isso, o Ministério da Saúde utilizou três critérios para identificar os oito Estados que citados maior fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos.



A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 17.094.519 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil. Para tanto, foram enviadas 20.513.300 doses da tríplice viral para todos os Estados e o Distrito Federal.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Olimpíadas Escolares de Caucaia

Na última quinta-feira, dia 16 de junho, deu-se início a fase municipal das Olimpíadas Escolares 2011, com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares de Caucaia. A competição foi uma iniciativa do Governo Municipal de Caucaia e da Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Esporte na Escola.

A solenidade de abertura foi realizada às 13:30 h no Colégio Luzardo Viana, com a presença do Vice Prefeito, Cel. Paulo Guerra; a Secretária Municipal de Educação, Cláudia de Paula e Assessores; a Coordenadora do Núcleo de Esporte na Escola, Marília Guerra; a diretora da Escola Particular Luzardo Viana, Professora Ângela; o Secretário Municipal de Esporte e Juventude, Sílvio Lobato; a Equipe do Selo UNICEF e Estagiários do Projeto Semeando Valores; o COMDICA; a Sub Secretária de Assistência Social, Kátia Kelly; e demais representantes de Secretárias e Comunidade Escolares.

Na oportunidade o público pode assistir apresentações de dança do Projeto PCL - Semeando Valores de duas Escolas Municipais: Osmira Eduardo de Castro e Amaro Rodrigues dos Santos.

Participaram dos jogos alunos de 12 a 17 anos, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, taekwondo, karatê e judô. Os jogos foram realizados nos dias 17 e 18 de junho, em diversas escolas de Caucaia.

As Olimpíadas Escolares têm por finalidade, promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas, além de identificar e desenvolver talentos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Secretaria do Trabalho divulga cursos do mês de julho

Com objetivo de capacitar jovens e adolescentes a Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo oferece os seguintes cursos para o mês de JULHO:

  • De 4 a 8 de julho: Técnicas de venda, das 14 às 17 horas, na SETEM;
  • De 4 a 8 de julho: Gestão de almoxarifado, das 18 às 21 horas, na SETEM;
  • De 11 a 14 de julho: A arte de falar em público, das 13h30 às 17 horas, na Tabubinha;
  • De 11 a 20 de julho: Gerenciando a pequena empresa com sucesso, das 18 às 21 horas, na SETEM.

Obs.:
- As inscrições destes cursos serão feitas a partir do dia 20 de junho, na próxima segunda-feira.
- As inscrições do Curso 'Arte de falar em público' serão feitas na localidade da Tabubinha.

E ainda:

  • De 18 a 22 de julho: Técnicas de venda, das 14 às 17 horas, em Arianópoles;
  • DE 25 a 29 de julho: Controles financeiros, das 14 às 17 horas, na SETEM;
  • De 25 a 29 de julho: Arte de falar em público, das 18 às 21 horas, na SETEM.

Obs.:
- As inscrições destes cursos serão feitas a partir do dia 11 de julho.
- As inscrições do Curso 'Técnicas de vendas' serão feitas na localidade de Arianópoles

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Amigos da Travessia realiza a primeira capacitação com 23 voluntários

A Autarquia Municipal de Trânsito como apoio do Selo UNICEF, da Secretaria de Educação, Assistência Social e COMDICA de Caucaia realizou capacitação nos dias 06, 07, 08 e 09 do mês de junho no horário das 07 h as 12 h, sendo que os três primeiros dias foram desenvolvidos aulas teóricas no Auditório do CRAS – Sede com os temas de Legislação de Trânsito, Meio Ambiente e Cidadania e no quarto dia foi desenvolvida aula Prática Operacional ao lado da Escola Estadual Branca Carneiro de Mendonça, localizado na Av. Edson da Mota Correia.








A capacitação foi ministrada pela Chefe do núcleo de Educação de Trânsito, Maria Iliany Ribeiro Marinho e Agente de Trânsito da AMT Germano da Rocha Siqueira. O projeto Amigos da Travessia capacitou 23 voluntários para auxiliar a travessia de alunos, os mesmos atuarão a partir do mês de agosto, retorno de férias escolares, nas vias de contínuo fluxo de veículos, localizadas nas proximidades das unidades escolares públicas, estaduais e particulares do município.








O objetivo da iniciativa é garantir a segurança dos alunos, conscientizá-los sobre a importância da travessia na faixa de pedestre e desenvolver hábitos de educação de trânsito na comunidade escolar.

Serão realizadas capacitação com mais dois grupos de voluntários, pois o projeto visa beneficiar aproximadamente 39 escolas do município, que receberão sinalização horizontal e vertical em seu entorno para facilitar o trabalho dos voluntários e amigos da travessia.























quinta-feira, 2 de junho de 2011

SElo UNICEF e COMDICA capacitam Comissões de Maus Tratos


Nessa sexta-feira (14.06), a Comissão Pró-Selo UNICEF e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA realizarão uma capacitação com as equipes da Comissão de Maus Tratos das escolas municipais.

Atualmente o município conta com 27 Comissões, sendo elas formadas por 3 membros, sendo 1 diretor, 1 coordenador e 1 professor, que juntos devem observar, identificar e agir em caso de suspeitas de maus tratos à crianças e adolescentes.

O momento contará com palestras e orientações da Presidente do COMDICA Célia Góis, e com os membros da Comissão Pró-Selo Sr. José Ubiratan de Miranda e Joanaina Lopes, universitária de serviço social.



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lata, cor e ritmo mobilizam jovens de Jandaiguaba


Engana-se quem achar que para "bater lata" não precisa aprender. Os meninos e meninas ensaiam duas vezes por semana, sempre as terças e quartas-feiras, de 17 as 18 horas, na própria escola. Ritmo, sintonia e peculiaridades de cada instrumento são repassados pelo professor. Os ritmistas são responsáveis pela confecção de seu instrumento. "São feitos manualmente, em casa, pelos próprios componentes da banda, sob minha orientação", disse.

O material reciclável é arrecadado através de doações no próprio Município.
Através de apoio da madrinha, dona Mirtô (Mirtes Silva de Menezes), do Selo Unicef; o grupo gestor da escola, como o diretor, Narciso da Costa; a coordenadora, Raquel Calado; o coordenador do Mais Educação, Danusio Oliveira da Silva; e a secretária, Edilaine Figueiredo, estes sempre nos apoiam", afirmou a criançada.

Para preparação, os estudantes recebem o material doado, limpam, lixam e enfeitam as latas. Com tintas, cores e correias, o que provavelmente tornaria-se lixo, vira tambores, para alegria dos pequenos ritmistas.

Leonilson aponta o envolvimento da garotada como um dos méritos do projeto. "Hoje os alunos são convidados para apresentações em vários eventos na escola, em escolas vizinhas, e em vários eventos". "Eles recebem educação e a gente a felicidade em repassar o conhecimento", afirmou Leonilson.

Mesmo com as dificuldades em transportar os equipamentos e conseguir doações, o grupo está aberto para novas inscrições. O aluno que quiser entrar no projeto basta procurar a direção da escola. Para doações, procurar a Escola Maria Helena Moreira da Silva bo Distrito de Capuan - Caucaia ou o professor Leonilson da Costa através do telefone (85) 8763.3388.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Publicado em Publicado em 31 de maio de 2011
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=989605