sexta-feira, 23 de março de 2012

A poluição nos dias de Hoje!



A poluição antigamente não era muito comentada entre as pessoas, hoje essa história mudou muito.




A maior preocupação são os lixos nas ruas , garrafas, animais mortos, lixos jogados em locais não permitidos e etc.
 
Você pode ajudar reciclando, jogando o lixo nos locais corretos, fazendo a sua parte ajudamos o Brasil a cuidar do meio ambiente.

Notícia produzida e enviada por: Francisco Gabriel - 7º C da Escola Corália Gonzaga Sales - Sede.

Cuidado com a Dengue!

A dengue tem sido um dos assuntos mais discutidos no últimos tempos. Em nosso país os casos com a doença vem aumentando bastante. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito AEDES AEGYPTI a identificação dele pode ser feita através de sua cor, ele é preto com listras amarelas. Os sintomas dessa doença são:febre alta, manchas avermelhada no corpo, dores musculares.

O mosquito se reproduz em água limpa parada, que se acumulam em vasos de planta, caixas d’água, pneus velhos e garrafas e etc...

Cuidado, pois a próxima vitima pode ser você! Então previna-se com as seguintes dicas: Cubra as caixas d’água com lonas ou telas, vire as garrafas para baixo ou as deixe tampadas, cubra os pneus, coloque areia nos vasos das plantas. A dengue pode ser combatida facilmente se todos se fizerem a sua parte.

DENGUE NA MINHA ESCOLA NÃO!
 

Notícia produzida e enviada por: Leonissio, Helder, Matheus 8ºB e Eduardo 4ºA, da Escola Corália Gnzaga Sales - Sede.

O maior evento esportivo estudantil do BRASIL vai começar...


O Governo Municipal de CAUCAIA, através da Secretaria de Educação (Núcleo de Esporte na Escola) dão início as Olimpíadas Escolares de Caucaia2012.
As Olimpíadas Escolares têm como objetivo promover uma ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação de aluno em atividades esportivas, além de identificar e desenvolver talentos esportivos.
A primeira edição das Olimpíadas Escolares, foi realizada no ano de 2010, onde 33 escolas, entre pública e particulares, foram inscritas, com aproximadamente 500 alunos-atletas inscritos. Elogiados pela Secretaria de Esporte do Estado do Ceará pela organização e empenho, Caucaia sediou pela primeira vez as Olimpíadas Escolares - FASE Região Metropolitana, acolhendo 11 municípios e 880 alunos-atletas. Nessa fase, Caucaia classificou 01 aluno-atleta , JOÃO VICTOR - Escola Fundação Bradesco,  , na categoria de 12 a 14 anos, modalidade de Atletismo, que ocorreu na cidade de Fortaleza-CE.
Já no ano passado 54 escolas, entre públicas e particulares, participaram da competição com 1.795 alunos-atletas inscritos. Para a Fase Nacional 02 alunos-atletas foram classificados na modalidade de atletismo e Taekwondo. Os alunos foram: Robergson Menezes Matias da Escola Municipal Maria Dolores Menezes de Almeida, que competiu em JOÃO PESSOA-PB e a aluna Simone Bernardo da Escola Estadual Edson Correia, que competiu em Curitiba-PR.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Selo UNICEF Edição 2009 - 2012 na reta final


Estamos nos aproximando da reta final da Edição 2009 - 2012. Não há dúvidas de que Caucaia que participa da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado sairá vitoriosa, independente de receber a certificação ou não, pois o processo de participação em uma edição é tão rica e tão intensa que deixa aprendizados em todos os envolvidos: população adulta, infanto-juvenil e gestores e assim, refletindo na política pública destinada a crianças e adolescentes.

Caucaia iniciou “concorrendo” com 31 municípios.  Ao longo desse caminho, marcado por conquistas, superações, desafios, aprendizados, 04 municípios não seguiram na "competição". Entre essas razões está a não realização de requisitos da metodologia do Selo, a exemplo do 1º Fórum e da solicitação de visita do mediador para o 2º Fórum, a ser realizado em maio ou junho deste ano.

O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. Além de mobilizar, o Selo prevê atividades de capacitação, comunicação, monitoramento, avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia de direitos humanos das crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF lembra que o trabalho dos municípios não se encerra a cada edição e muito menos com a certificação. Ao contrário, vencer ou não uma edição do Selo UNICEF reforça nos municípios a necessidade de continuar trabalhando para que cada um de seus meninos e meninas viva com plenitude e dignidade, tendo seus direitos respeitados e efetivados.

Confira a Agenda para 2012:


quinta-feira, 1 de março de 2012

O projeto CRIAR realiza ações na Escola Raimundo de Oliveira



O projeto Criar reuniu hoje, 01/03,  alunos da escola municipal Raimundo de Oliveira visando contribuir para capacitação e exercício da cidadania de crianças e adolescentes, para o entendimento e exercício dos direitos humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As ações foram voltadas a todos os alunos do Fundamental I e II dos Turnos Manhã e Tarde. 

Os alunos do ensino fundamental II foram beneficiados com a apresentação da Presidente do COMDICA- Conselho Municipal de Crianças, Sílvia Rogéria e da Conselheira Tutelar, Maria Magalhães que apresentaram através de uma conversa os direitos e deveres de nossas Crianças e Adolescentes.


Sílvia Rogéria, Presidente do COMDICA. 
Maria Magalhães, Conselheira Tutelar- SEDE.


Já o Fundamental I foram beneficiados com atividades lúdicas onde os Professores Marcos e Wagner do Projeto Brincando e Construindo Valores, do Núcleo de Esporte na Escola, transmitiram através da ludicidade noções de higiene, preservação do Meio Ambiente, solidariedade e direitos e deveres das Crianças e Adolescentes. 

                                    


VEJA CRONOGRAMA DE ESCOLAS QUE SERÃO BENEFICIADAS COM PALESTRAS E ATIVIDADES LÚDICAS

DATA
ESCOLA
28* e 29.02
E.E.I.E.F. Adélia Crisóstomo – BR-222
01*, 02 e 06.03
E.E.I.E.F. Cel. Raimundo de Oliveira – Sede
07* e 08.03
E.E.I.E.F. Maria Helena Moreira da Silva – BR-222
09*, 13 e 14.03
E.E.I.E.F. Corália Gonzaga Sales – Sede
15* e 16.03
E.E.I.E.F. Antônio Braga da Rocha – Sede
20* e 21.03
E.E.I.E.F. Plácido Monteiro Gondim – BR-222
22*, 23 e 27.03
E.E.I.E.F. Antônio Albuquerque - Jurema
28*, 28 e 30.03
E.E.I.E.F. Augusto César – Sede
03*,04 e 05.04
E.E.I.E.F. Monsenhor André Viana Camurça - Jurema
10*, 11 e 12 .04
E.E.I.E.F. Flávio Portela Marcílio - Sede
13.04*
E.E.I.E.F. Domingos Abreu Brasileiro – BR-222
17.04*
E.E.I.E.F. São Sebastião - Praia
18*, 19 e 20.04
E.E.I.E.F. Dalva Pontes da Rocha - Sede
24.04*
E.E.I.E.F. Áurea Alves – Garrote
A definir
E.E.I.E.F. Erbe Teixeira – Praia
*Palestra - Demais datas atividades lúdicas
· BR-222        · Sede             · Jurema          · Praia/Garrote

A cada dia postaremos fotos das demais Escolas.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012


 Todos os anos durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.

Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

Operação Fronteiras contra a Dengue

Os municípios de Caucaia e Fortaleza estarão juntos, de 27 de fevereiro a 2 de março, numa ação de intensificação de combate à dengue nos bairros que fazem a divisa entre os municípios. Durante a Operação Fronteiras serão realizadas as seguintes ações: visitas domiciliares, fiscalização em comércios, sucatas e borracharias, distribuição de folhetos informativos e muitas outras ações. Objetivo das ações é afastar o mosquito Aedes Aegypti das residências. Em Caucaia, o trabalho será realizado nos bairros Tabapuá, São Miguel, Parque Albano, Guadalajara e Marechal Rondon.

O Plano Operação Fronteiras é realizado anualmente pelas secretarias de Saúde dos dois municípios.  Por se tratar de uma área fronteiriça e bastante populosa, aliada a índices preocupantes de incidência do mosquito no local, a Operação Fronteiras pretende unir forças para combater a doença, envolvendo também a comunidade, escolas e associações.

Serão realizadas ainda fiscalização em terrenos baldios, desobstrução de bueiros, busca por focos do mosquito, sensibilização com recicladores e catadores de lixo e orientação à comunidade sobre hábitos de prevenção. Os profissionais envolvidos na ação irão também mobilizar a comunidade em uma caminhada contra a dengue.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Secretaria Municipal de Educação Promove o I Encontro de Formação do Projeto Luz do Saber Infantil 2012



O Projeto Luz do Saber Infantil é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de crianças do 3º ao 5º ano, além de promover a inserção na cultura digital. A 1ª capacitação do Projeto aconteceu no Laboratório de Informática da Escola Inah Arruda, localizada no município de Caucaia, durante o período de 6 a 10 de fevereiro, com 16 profissionais capacitados pelos técnicos  Thiago Victor da Silva Teixeira e Marcos Henrique Ferreira Cavalcante através do Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO e apresentação e estudo do Software Luz do Saber Infantil aplicada por Maria Aparecida Pacobahyba Raposo, Coordenadora do Projeto no município

No ano de 2011, o Projeto contemplou 19 escolas, beneficiando 477 alunos. As formações durante o ano de 2012 ocorrerão conforme a necessidade de novos estudos, bem como a integração de novos professores alfabetizadores que tenham conhecimento em informática.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Olimpíadas Escolares de CAUCAIA!!

A Equipe do Núcleo de Esporte na Escola já anunciou: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares... Preparem-se!!! Logo daremos início as Olimpíadas Escolares de CAUCAIA!!
As OLIMPÍADAS ESCOLARES DE CAUCAIA têm por finalidade aumentar a participação  de atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino públicas e privadas do Município, assim promovendo a ampla mobilização de adolescentes estudantil Caucaiense em torno do esporte.

Veja fotos das Olimpíadas Escolares de 2011.













segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Duas Escolas Diferenciadas são Inauguradas em Caucaia!


Lideranças Tapeba: Cacique Alberto, Dourado e Valter

As comunidades Indígenas Tapeba e Anacé, através do Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal de Caucaia foram beneficiadas com Escolas Diferenciadas. As solenidades de inauguração das Escolas Indígenas Marcelino Alves de Matos, na Comunidade Tapeba Sobradinho, e Direito de Aprender, do Povo Anacé ocorreram respectivamente nos dias 2 e 3 de fevereiro e contaram com as presenças da Secretaria Estadual de Educação Izolda Cela, do Prefeito de Caucaia Dr. Washington Gois, Vice Prefeito Cel. Paulo Guerra, do Deputado Federal José Airton Cirilo, Deputada Estadual Bethrose Fontenele e Secretário Municipal de Educação Ambrósio Ferreira Lima.

Ezequiel Tapeba, patriarca da Comunidade Sobradinho, Eronilda
Lima, diretora da nova escola na Aldeia Sobradinho, Izolda 
Cela,
Rita Potiguara, representante do Conselho Nacional de Educação, 

prefeito de Caucaia Washington Góis, Weibe Tapeba, Ambrósio Ferreira
Lima, secretário da Educação de Caucaia e cacique Alberto, entre outros

Vice-prefeito de Caucaia Cel. Paulo Guerra, titular da SEDUC
Izolda Cela, diretora da unidade escolar Eronilda Lima, prefeito
de Caucaia Washington Góis e deputado federal José Airton Cirilo
no descerramento da placa inaugural da nova escola Tapeba

Durante as inaugurações a sociedade e demais presentes puderam apreciar atividades culturais como o canto e a dança do Toré em um momento de celebração e pedido de sabedoria para todos que irão compor a comunidade escolar.

Alunos da escola Tapeba celebram entrega
da nova unidade dançando o Toré sagrado
Administradas por professores das próprias comunidades e educadores que partilham os costumes e crenças indígenas locais.


Professoras indígenas com diretora Eronilda e liderança Leiliane


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

III BRINCAR É PRECISO

O III Brincar é Preciso, realizado de 17 a 27 de Janeiro de 2012, aconteceu em quatro regiões do município de Caucaia, sendo elas: Sede, BR-222, Jurema e Praia. O referido projeto foi elaborado e executado pela Comissão Pró-Selo UNICEF de Caucaia e Núcleo de Esporte na Escola da Secretaria Municipal de Educação.                                
III Brincar é Preciso


O Projeto oportunizou às crianças, jovens e adolescentes a interação com manifestações culturais, com apresentações artísticas de dança afro, capoeira, banda de lata e dança popular.
Banda de Lata
Capoeira
Danças Típicas

O estímulo as atividades físicas, cidadania e qualidade de vida ficou à cargo de atividades lúdicas, tais como músicas, brincadeiras, gincanas e jogos cooperativos, sempre tendo como base os valores que formam o cidadão, como respeito, solidariedade e companheirismo.


Jogos cooperativos

Atividades lúdicas



Orientações sobre cidadania

Com essas divertidas atividades, foram beneficiadas 09 escolas da rede municipal de ensino atendendo 450 crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Gincanas








sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Universidade Federal do Ceará lança Seleção para o Curso de Formação Continuda em Conselho Escolares em 2012

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual, em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares, comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos ao Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II - Turma: 2012, em nível de Extensão Universitária, na modalidade à distância.

A Formação Continuada em Conselhos Escolares faz parte das ações do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares no ano de 2012, promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A proposta de capacitação tem como principal objetivo promover ações direcionadas aos Conselhos Escolares para formação e atualização dos conhecimentos necessários à implementação e consolidação do Programa.

O curso destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO.

1. Para Acessar o Formulário Online de Inscrição: CLIQUE AQUI

2. Para Acessar o EDITAL completo: CLIQUE AQUI

Outras informações no site: www.virtual.ufc.br/gpege

Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos seguintes telefones: (85) 3366.90.24 / (85) 3366.90.31 / (85) 9987.4600 / (85) 8605.3938. Horário de Atendimento da Secretaria do Curso na UFC: De Segunda a Sexta de 8 às 12h e de 14 às 18h (Horário de Brasília).

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RANKING TRABALHO INFANTIL NO BRASIL


Esta semana saiu na imprensa local o ranking do trabalho infantil no Brasil. Entre 2009 e 2010, o Ceará caiu do 4º para o 15º lugar na pesquisa. Esses dados foram levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), de acordo com os resultados do último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou um total de 38.691 crianças e jovens até os 13 anos de idade em condições de trabalho infantil, no estado. No Brasil, o número é de 709.989 crianças.

Antônio de Oliveira Lima, procurador do trabalho, afirmou que o Ceará subiu 11 posições devido a um conjunto de ações postas em prática pelo MPT e pelas instituições que compõem o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEETI). 

Anualmente são feitas campanhas na época do dia 12 de junho, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, além do trabalho realizado em 130 municípios cearenses, pelos educadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). 

O fato das famílias inscritas no  Bolsa Família receberem o benefício apenas se as crianças estiverem frequentando a escola, também foi um fator que colaborou com os resultados, segundo Oliveira Lima.

Devemos comemorar a conquista, no entanto, não podemos nos acomodar e esquecer que ainda há muito a fazer. O Brasil firmou um compromisso com a Organização Internacional do Trabalho que tentará erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016.

E agora, após todas essas informações, fica a pergunta: o que nós, que trabalhamos com o brincar, podemos fazer para contribuir com a diminuição do número de crianças cearenses que hoje são forçadas a trabalhar? Criança nasceu para brincar, ser livre, correr, pular, rir muito, e se desenvolver de forma plena e integral. Tirá-la desse universo e expô-la a atividades perigosas, penosas e insalubres é uma agressão ao seu ser e aos seus direitos.

Os educadores sociais brinquedistas podem levar o tema da exploração do trabalho infantil para ser discutido dentro das escolas que visitam; ou entre as famílias que acompanham os filhos nas brincadeiras. 

Ele pode virar tema de peça teatral, de esquete, de uma atividade de pintura, de leitura ou de desenho. Assim, as crianças e adolescentes tem chance de também expor o que pensam, de uma forma mais leve e apropriada. Uma coisa é fato; quanto mais se falar, refletir, discutir, chamar atenção para o assunto, com certeza estaremos contribuindo para que nas próximas pesquisas, coloquemos o Ceará não no 15º, mas no último lugar deste ranking.