segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

I SEMINÁRIO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CAUCAIA

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Governo e Articulação Política, e a organização não-governamental Terra da Luz realizam nos dias 15 e 16 de dezembro o I Seminário das Comunidades Quilombolas, na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene) Campus Caucaia. O objetivo do seminário foi as comunidades negras do município para discutirem suas necessidades, seus direitos e deveres e para incentivá-los à reflexão.

A população negra de Caucaia está presente em oito comunidades quilombolas espalhadas pelo município nas seguintes localidades: Porteira, Serra da Conceição, Boqueirão dos Cunhas, Camará, Capuan, Serra da Rajada, Cercadão e Serra do Juá. De 1º a 4 de dezembro, representantes da Secretaria e da ONG Terra da Luz realizaram reuniões nessas comunidades, incentivando os moradores a participarem do seminário. Antes do seminário, todos os secretários da administração municipal também se reuniram, no dia 7, para discutir as políticas públicas voltadas para a população negra do município.

A programação do evento contou com a exibição do filme Quilombo, com oficinas temáticas sobre educação, artes, cultura, trabalho e terra, palestras sobre políticas públicas para as comunidades quilombolas e apresentações artísticas. Além da Secretaria de Governo e Articulação Política e da ONG Terra da Luz, também participaram do evento as secretarias de Assistência Social e Combate à Fome, Turismo e Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário