terça-feira, 1 de junho de 2010

Comitê de Caucaia Promove Aulas de Natação

O Comitê Pró-Selo UNICEF em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude, está promovendo aulas de natação para crianças e adolescentes de Caucaia.
O esporte, que faz parte do cronograma do Projeto Praça Cultura e Lazer, está beneficiando cerca de 490 jovens das escolas municipais: E.E.I.E.F Corália Gonzaga Sales, E.E.I.E.F Cel. Raimundo Oliveira, E.E.I.E.F Danilo Sá Benevides, E.E.I.E.F Flávio Portela Marcílio, E.E.I.E.F Iná Arruda, E.E.I.E.F Augusto César e E.E.I.E.F Nair Guerra.
Essa iniciativa conta com a parceria da Faculdade Terra Nordeste (FATENE), que além de ceder espaço para as aulas de natação, colabora com a cessão de universitários do Curso de Educação Física.

A natação é um dos mais completos esportes e pode ser praticado por qualquer pessoa independente da idade. Essa prática assume o importante papel de educar integralmente os jovens, permitindo o desenvolvimento das qualidades físicas, tais como, relaxamento, controle respiratório, melhoria dos problemas posturais, controle corporal e das habilidades aquáticas e motoras. Além de objetivos físicos, encontramos também os de ordem orgânica, como a resistência cardiovascular, resistência do sistema respiratório, expansão pulmonar e desenvolvimento do sistema muscular.
Na natação, a ventilação pulmonar acontece de forma mais eficiente, por isso trabalha-se a resistência aeróbia. Um exemplo é a capacidade de tornar um asmático capaz de suportar um esforço de longa duração, numa intensidade moderada.

As crianças chegam ansiosas para as aulas, motivadas e com uma alegria contagiante, Algumas acompanhadas pelos pais que nos passam uma excelente aceitação.
Demonstrando assim que a importância da natação não é apenas para o desenvolvimento físico da criança, mas também para a formação de sua personalidade e um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário