segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Escola Monsenhor André Viana Camurça lança Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

A E.E.I.E.F. Monsenhor André Viana Camurça, sobre direção da Sra. Mônica Costa, realizou no dia 26 de agosto de 2011 o lançamento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, tendo como objetivo principal realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores da saúde e educação.

O lançamento contou com a presença do Coordenador de projetos da Secretária Municipal de Saúde, Sr Pires; Coordenadora do Programa Saúde da Família de Caucaia, Leda Mesquita; e Técnica da Comissão Pró-Selo, Eliaine França.

Na ocasião a Professora e Coordenadora do Projeto, Sra Eliane Nojosa, apresentou os Jovens Protagonistas do Projeto Saúde e Prevenção na Escola André Viana Camurça: Gabriel Alves, Levi Venâncio, Geovanna Carneiro e Giovanna Alves. Estes Jovens serão multiplicadores na escola e comunidade com o objetivo de contribuir para a redução da infecção pelo HIV/AIDS e das demais DST’S e dos índices de evasão, repetência e fracasso escolar provocados pelo uso de DROGAS e gravidez precoce na população escolar de 10 a 19 anos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

I CAMPEONATO DE PIPAS DE CAUCAIA

No dia 13 de Agosto de 2011 foi realizado o I Campeonato de Pipas do Município de Caucaia. O evento foi realizado pelo IMAC e Centro de Convivência Dom Helder Câmara com apoio da Comissão Pró Selo UNICEF, Assessoria de Comunicação, Gabinete do Prefeito, Secretaria de Assistância Social e a iniciativa privada representada pelas empresas: Sorvetes Pardal, Salgadinhos Lype e CIGEL.
O evento aconteceu no campo de futebol localizado na comunidade Tapeba, às margens da BR 222. Tendo como objetivo promover atividades lúdicas (Empinar Pipas) com crianças e adolescentes do município de Caucaia.

Empinar pipas (ou raias, corujas,papagaio, etc) ja teve vários objetivos ao longo da história da humanidade, ja foi dispositivo militar, instrumento de sinalização e até ja foi usado em análises atmosféricas. A partir do Século XII as crianças , na Europa, ja utilizavam as pipas como brinquedo.

O referido evento aconteceu dentro das festividades da Padroeira do município e Dia do Estudante; inscreveram-se no evento 48 crianças e adolescentes que concorreram aos prêmios, no entanto, o evento teve a participação de, aproximadamente, 200 pessoas. Os participantes fizeram suas inscrições e receberam instruções de como empinar suas pipas de forma correta para, dessa forma, evitar acidentes principalmente na rede elétrica e com o uso do Cerol).
Além da diversão proporcionada e da distribuição de prêmios , o evento teve o objetivo de difundir a importância de não usar cerol na linhas e/ou linhas com potencial cortante. Tal medida previne a ocorrência de acidentes graves e até fatais.

Resultados

O evento fomentou a realização de atividades recreativas entre pais e filhos no município de Caucaia; diversas crianças empinaram suas pipas com a participação dos pais que, embora fizesse muito calor, não se incomodaram e ficaram por, aproximadamente, 4 horas no local do evento.

Cada participante foi julgado por uma comissão formada por servidores do IMAC, do Centro de Convivência, Comissão Selo UNICEF e Iniciativa Privada de Caucaia.

No final do evento foram premiados 4 participantes de acordo com o desempenho, criatividade, originalidade e habilidade em empinar suas pipas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde realiza Semana da Amamentação



A Secretária de Saúde realiza Campanha de Amamentação, visando atingir não somente o público tradicional, mas também os jovens e crianças, tornando, com isso, a comunidade "amiga da amamentação".

Atividades foram desenvolvidas em 06 Unidades Básicas de Saúde: Joaquim Braga, bairro Planalto Caucaia; Ednir Carneiro, bairro Parque Potira I; Rocilda Pontes, bairro Nova Metrópole;

Antonio Jander, Conjunto Araturi; Maria Helena, bairro Cumbuco; Inácio Monteiro Gondim, bairro Catuana. Onde foram desenvolvidas Palestras com nutrizes, Sessão de vídeo nas salas de espera, Divulgação da mídia local, Divulgação dos 10 passos da amamentação saudavél, Afixação d faixas na fachada da maternidade do município, Lançamento da semana da amamentação, Palestra nas unidades básicas com os grupos de pré-natal e Entrevistas nas rádios comunitárias.

Todas as ações foram desenvolvidas com um unico objetivo: "Possui todos os nutrientes para o bebê de desenvolver de maneira saudavél, sendo que nos seis meses de vida, ele não precisa de nenhum outro alimento para sobreviver. A criança que mama no peito adoece menos e fica mais protegida, além de ter menso risco de desenvolver hipertensão, diabetes e obesidade. Ainda fortalece o vinculo afetivo entre mãe e bebê".